Projeto TRANSBORDA

15 junho 2010


Contemplado pelo Programa de Fomento à Dança de São Paulo, edição 2010, “Transborda” é um projeto artístico do “Núcleo Cinematográfico de Dança” de difusão da dança contemporânea que pesquisa relações entre as linguagens do cinema e da dança. Desenvolve poéticas pela fisicalidade e imagem do movimento apoiadas sobre a estética do cinema.

O projeto é composto por diferentes ações: a criação e apresentação de um espetáculo inédito, a realização de “intervenções” em algumas locações da cidade de São Paulo, uma palestra com um profissional do cinema, um programa de workshops sobre o processo de criação e um blog (projetotransborda.blogspot.com), que tem como objetivo publicar, quinzenalmente, alguns materiais investigados durante o processo criativo. Trata-se de um espaço aberto à comunicação, reflexão, discussão e difusão da dança contemporânea.

TRANSBORDA tem como proposta a continuidade e o desenvolvimento de alguns procedimentos de investigação (espaço cênico x espaço cinematográfico) e do conceito (“estar fora do lugar“) do último projeto do Núcleo: “Experimentações Cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma idéia?”. No entanto, neste projeto, o Núcleo inspira-se na obra “The rape of Sabine Women“ da artista Eve Sussman e o reinventa para a construção de sua nova peça coreográfica.

No sentido de aprofundar o conceito “estar fora do lugar“ o Núcleo traz para o projeto “provocadores“: o artista plástico e bailarino José Romero, a cineasta Moira Toledo e a bailarina, diretora e pesquisadora Ana Teixeira. Este intercâmbio acontecerá através de propostas específicas que deverão interferir diretamente no processo de construção da peça. Cada “provocador“ trará múltiplas perspectivas, provocando alterações e transcendendo qualquer previsão na tentativa de definir um território estável, um espaço conhecido.

Além das integrantes do Núcleo, Mariana Sucupira e Maristela Estrela, também fazem parte do projeto a bailarina e pesquisadora Ana Terra que atuará como colaboradora de pesquisa e os criadores-intérpretes Anderson Gouvêa e Clara Gouvêa.

Compartilhem conosco, provoquem nosso processo, nos “tirem do lugar” enviando opiniões, imagens, sugestões, idéias etc., e ajudem a difundir as propostas aqui lançadas para além desse projeto.

0 comentários:

Postar um comentário