Descabido na VERBO

18 junho 2012

VERBO 2012
8a edição / Programa I
Galeria Vermelho
19 de junho, de 2012


A mostra de performance arte VERBO, projeto sem fins lucrativos cujo objetivo é promover a apresentação de ações, discussões e publicações ligadas à arte da performance, mudou. Ao invés de durar uma semana em julho, como ocorria desde 2005, ela passa a acontecer em datas específicas na agenda de exposições da Vermelho.

No próximo dia 19 de junho, os artistas Maurício Ianês, Lot Meijers, Guilherme Peters, Ana Montenegro e Maurizio Mancioli e Mariana Sucupira e Maristela Estrela apresentarão ações a partir das 17h.

Criada em 2005, a VERBO buscou preencher uma lacuna na programação de artes visuais na cidade de São Paulo, ao criar um festival anual de performance arte que incluía oficinas, palestras e workshops. Além disso, artistas como Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Marcelo Cidade, Marilá Dardot, Maurício Ianês, André Komatsu ou Marco Paulo Rolla, representados pela galeria na época, utilizavam a performance livremente como suportes de seus trabalhos. Por isso, foi fundamental para a Vermelho criar um espaço de ação para que esses artistas e outros tantos pudessem se encontrar e apresentar suas criações nessa área.

Após sete edições, a VERBO se consolidou no calendário de eventos culturais de SP reunindo anualmente artistas de quatro continentes que contribuíram para seu estabelecimento como um terreno de encontro e de troca. Contudo, desde 2005, tudo mudou no campo da performance arte no Brasil. 

Hoje existem festivais e plataformas espalhadas por todo o país e público que já não estranha a contundência dessas ações. Existem bienais dedicadas exclusivamente à performance, e museus que repensam seus critérios de conservação e de acervo para ações efêmeras, criando programas exclusivos para a performance e programando exposições e retrospectivas pelo mundo.

Como idealizadores da VERBO, não nos parece mais eficiente, nesse momento, separar ações do campo da performance arte em momentos pontuais. O formato de festival, portanto, parece já ter cumprido sua função.

Por isso, a partir de 2012, a VERBO se transforma numa plataforma de ações que serão inseridas na agenda anual de exposições da Vermelho. A cada mês, um novo conjunto de ações será programado sempre em parceria com instituições e curadores diversos.

Assim, a oitava edição da VERBO, que ocorrerá entre junho de 2012 e maio de 2013, contará com dez programas distintos, que ocorrerão sempre às terças, em todos os espaços da Vermelho. O Programa I será apresentado no dia 19 de junho, a partir das 17hs, com ações de artistas que já participaram de edições anteriores da VERBO.

0 comentários:

Postar um comentário