Imagens Nômades

07 março 2009


A produtora de vídeo Imagens Nômades, que há mais de 10 anos no mercado produz vídeos e registros para diversas companhias de dança, teatro e música, apóia o Núcleo desde o início. Através de equipamentos e serviços a produtora ofereceu apoio cultural para os trabalhos "Pass o", "Entreaberto", "Anti-séptico de uso geral para curativos" e "¿Por qué no hacemos cine?". Atualmente apoia o projeto "Cinema de Palco".

Para saber mais acesse Imagens Nômades - criação de imagens"
Continue Reading...

Cia Lambe Lambe de Teatro e Afins


Desde 2006 o Núcleo Cinematográfico de Dança tem a Cia Lambe Lambe de Teatro e Afins como parceira. Dessa parceria produzimos em 2007 "¿Por qué no hacemos cine?", espetáculo de dança contemporânea.

Hoje continuamos com essa parceria na realização dos projetos de teatro: Viver é etcétera de Mônica Sucupira e Ernandes Araújo e direção de Mariana Sucupira; e Ao Cair da Tarde (projeto contemplado com Lei Rouanet/ Lei de Incentivo ao Teatro/SP), com direção de Mônica Sucupira, assistência de direção de Mariana Sucupira . Criação da relação corpo-figurino Maristela Estrela, criação e interpretação Mariana Sucupira e outros artistas e não-artistas convidados.


Para saber mais acesse Cia Lambe Lambe de Teatro e Afins
Continue Reading...

Universidade Anhembi Morumbi - Curso de Dança


O Núcleo conta, desde 2009 com o apoio do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, dentro do Projeto de Residência, em que a universidade cede a utilização dos estúdios de dança para ensaios, assim como colabora na divulgação dos projetos. Em contrapartida, o Núcleo oferece palestras, workshops e apresentações aos alunos do curso.

Para saber mais sobre o curso clique aqui
Continue Reading...

Favicon

06 março 2009



Imagem do Favicon do Núcleo (em fase de experimentação).
Favicon é o ícone que aparece acima, no browser, quando você acessa um endereço na web.
Continue Reading...

Como assinar o Blog

05 março 2009

Você pode assinar o feed de três maneiras.
Ao clicar em "increva-se aqui" você poderá optar por receber as atualizações do blog no seu READER do Google ou outro programa de sua preferência como "NewsFire".

"Assinar via email" as atualizações chegarão direto na sua caixa. Nesse caso, as atualizações são diárias, e não a cada 30 minutos como no READER, por exemplo.

Outra possibilidade é acessar a página http://feeds2.feedburner.com/NucleoCinematograficoDeDanca e clicar em "Add to iTunes". Todos as postagens de audio e vídeo poderão ser baixadas direto no seu iTunes. Com isso vc também pode ouvir as novidades ou ver os vídeos do seu iPod.

Aproveite!!!
Continue Reading...

Quem faz o Núcleo

03 março 2009



MARIANA SUCUPIRA


É formada em Cinema pela FAAP e em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Co-fundou o Núcleo Cinematográfico de Dança, onde concebeu e atuou como intéprete-criadora nos trabalhos "Anti-séptico de uso geral para curativos" (2004/05) e "¿Por qué no hacemos cine?" (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2006/07) ambos com direção de Maristela Estrela. Atualmente participa com o Núcleo no projeto Improviso, no SESC Pinheiros.

Integra desde 1998 a Cia. Lambe Lambe de Teatro e Afins. Foi intérprete criadora de “Traçado Dentro” (Prêmio PAC, 2008), com direção de Marize Piva e Mônica Sucupira. Atualmente é intérprete criadora e assistente de direção no trabalho “Ao cair da tarde” (Prêmio de Incentivo ao Teatro) e dirige “Viver é etcétera” de Mônica Sucupira e Ernandes Araújo.

Co-fundou a Cia Vitrola Quântica onde concebeu e atuou como intéprete-criadora "Devaneios" (2006) e dirigiu “Desosso o osso (e flutuo)” (Prêmio Funarte Klauss Vianna, 2007/08).

Integra o Coletivo Bruto e participa como intérprete criadora em “Guerra Cega Simplex”, (Prêmio PAC, 2007/08) Direção Maria Tendlau. Em temporada no Projeto de Residência “Guerra Total”, TUSP, 2009.

Convidada para performar no trabalho "Suando e resistindo" de Marco PAulo Rolla. Mostra Verbo, Galeria Vermelho, junho 2009.

Integrou a Cia. Omstrab com direção de Fernando Lee. Realizou os trabalhos "Fisicalizações" e "Calçada Plugada". 2005

Colaborou com a direção e documentou o espetáculo "Todos os 12", Balé da Cidade de São Paulo (Cia. 2) e convidados. Direção de Ana Teixeira e Sigrid Nora. Premiado pela APCA como Melhor Projeto. 2005

Realizou diversas criações em dança e teatro de videocenários ou performance de imagens para Lu Favoreto e Cia Oito Nova Dança, Georgette Fadel, Mariana Muniz, Maristela Estrela, entre outros.

Trabalhou em diversos filmes de curta e longa metragem exibidos e premiados nacional e internacionalmente como “Cabra-Cega” (2002) de Toni Venturi (assistente de direção – diversos prêmios. São Paulo, Brasília, Portugal, Estados Unidos, etc.), “Uma Valsa pra ela” (1998) de Mônica Sucupira e Tika Tiritilli (assistente de direção - Prêmio Melhor Filme Festival Mix Brasil. Paris, México, Nova York, Los Angeles, Colônia, etc), “Voga” (2001) de Flavio Dezorzi (concepção, assistente de direção. São Paulo, Brasília, Canadá, etc.), entre outros. Atualmente produziu e dirigiu como artista convidada “Tocamento” (2008/09), em exibição na exposição Corpo Imunidade, SESC Consolação, SP e recebeu o Prêmio Melhor Filme Festival do Minuto por "memória da água" (Maio, 2009).

Atuou como produtora, assistente a júri internacional e programadora/curadora nos mais importantes festivais de cinema de São Paulo como Festival Internacional de Curtas-Metragens, Festival Mix Brasil, Festival Internacional de Documentários (It´s all true), Mostra Internacional de Cinema, Mostra do Audiovisual Paulista. De 1998 a 2003.

Dirige a produtora Imagens Nômades, que há mais de 10 anos produz vídeos e registra trabalhos (em parceria com outras produtoras) para grupos de dança, teatro e música. Em seu portfólio destacam-se nomes como: Balé da Cidade de São Paulo, Escola do Theatro Bolshoi, Escola Municipal de Bailados, Steve Paxton e Lisa Nelson, Cia. Jorge Garcia, Mariana Muniz, Cristian Duarte, Peter Fol e Shani Granot, Juliana Moraes, Estúdio Nova Dança, Lavínia Bizzoto, Zélia Monteiro, Mário Nascimento, Gustavo Ciríaco, Sandro Borelli, Rubens Rush, Critiane Paoli-Quito, Chico César, Max de Castro e Jairzinho Oliveira, etc.



MARISTELA ESTRELA


É formada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi.

Desde 1998 no Estúdio Nova Dança em São Paulo, teve aulas com Lu Favoreto, Tica Lemos e Cia Nova Dança 4, Sônia Motta, Adriana Grechi, Patrícia Werneck, Thelma Bonavita, Miriam Druwe, entre outros. Participou do Núcleo de formação em Dança Contemporânea na Oficina Cultural Oswald Andrade, com orientação de Klauss Vianna e Maria Duschenes onde teve aulas com Klauss Vianna, Zélia monteiro, Neide Neves, Denilto Gomes, Alice k, Tião Carvalho, Cibele Cavalcanti, entre outros (1990). Recebeu orientação de Maria Duschenes e Lenira Rengel (1988 a 1990) de Dança Moderna Expressiva (Laban). Ballet Clássico no Estúdio de Maria Melô, com Maria Melô, Zélia Monteiro, Lenira Rengel entre outros.

Co-fundou o Núcleo Cinematográfico de Dança, onde concebeu e dirigiu os trabalhos "Anti-séptico de uso geral para curativos" (2004/05) e "¿Por qué no hacemos cine?" (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2006/07). Concebeu e atuou como intérprete-criadora em “Atravesso o Avesso” (2004) com o músico e compositor Alê Prade e “Entreaberto” (2005/06). Coordena o núcleo de pesquisa em dança contemporânea “16 mulheres e 1/2”, uma extensão do Núcleo Cinematográfico de Dança, hoje sediado na Sala Crisantempo. Desde o início deste núcleo concebeu e dirigiu “pois estamos onde não estamos”, “é só um comentário na verdade”, “rosário de permanências”, “descompasso”, “Andante moderato prestíssimo vigoroso”, “Repente no fio dos teus olhos”, “da janela eu vejo:” e “na casa de clara” (2002 à 2008).

Desde 2001 integra como intérprete-criadora a Companhia Oito Nova Dança e realizou os espetáculos “Modos de ver” (Prêmio APCA), “Trapiche” (Apoio Petrobras), “Trio de dois três de quatro”, projeto "Caderno 8" (Prêmio Funarte/Klauss Vianna), "Compêndio para a infância" (PAC 2006), “Arremesso” (PAC 2007) e “Devoração” (Programa Municipal de Fomento à Dança2008/09).

Integra, desde 2006, a Balangandança Cia. onde atua como intérprete- criadora no “O tal do quintal” (Prêmio Estímulo 2005 de Dança da SEC-SP; Prêmio Petrobras/Funarte-SP; Caravana Petrobras/Funarte de Circulação de Dança-SP e APCA 2007 de melhor espetáculo para crianças, PAC-SP, 2008), também no espetáculo “Rodapé” e no projeto “Balanço” (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2008) trabalho artístico e educacional/ pesquisa e criação.

Em 2008 integra como intérprete-criadora a peça de dança-teatro “Antes da queda” com a Cia. Perdida, com concepção e direção de Juliana Moraes (Programa de Fomento à Dança, 2007).

Dirigiu e concebeu a performance-instalação “Móbile” com pesquisa entre as linguagens da dança, artes plásticas e música ao lado dos bailarinos José Romero e Ramiro Murillo. Sesc Pompéia no Projeto “Palco Aberto” e Sesc Consolação” 2002.

Colaborou na orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi em 2004, na pesquisa para criação dos solos “O que se vê” de Alessandra Darciê e “TPM, Temores e pretensões da mulher” de Simone Fragoso ao lado dos professores-orientadores Carlos Martins e Mariana Muniz, espetáculos apresentados no Teatro Fábrica São Paulo.

Concebeu e produziu o figurino para os trabalhos “Móbile”, “Entreaberto”, “Trapiche”, “Compêndio para a velhice”, “Compêndio para a infância”, “Arremesso”, “Devoração”, ”Anti séptico de uso geral para curativos”, “¿Por qué no hacemos cine?” e “Ao cair da tarde”.

Foi pesquisadora e professora do Estúdio Nova Dança de 2001 à 2006. Desde 2007 continua sua pesquisa para o ensino e criação da dança contemporânea na Sala Crisantempo.

Em 2006 atuou como professora substituta de Lu Favoreto nas disciplinas Educação Somática aplicada à Dança, Técnicas de Dança I e III no Curso Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente é professora e pesquisadora na Balangandança Cia., tendo colaborado na pesquisa do Grupo de Estudos para a criação e publicação do livro "Põe o dedo aqui- Reflexões sobre dança contemporânea para crianças” (Prêmio Funarte/Klauss Vianna, 2006) e também nos projetos "Balangandança 1, 2, 3... e Já!" (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2006) e “Balanço”(Programa Municipal de Fomento à Dança, 2008).
Continue Reading...

O Núcleo














              
      mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm


Fundado em 2002, São Paulo, com direção de Mariana Sucupira e Maristela Estrela. Desenvolve sua pesquisa em dança apoiada sobre procedimentos de criação e estética do cinema.


Os primeiros trabalhos surgiram dentro de um grupo de pesquisa, sediado no Estúdio Nova Dança, em 2002. Neste grupo foram produzidos os seguintes trabalhos: “Pois estamos onde não estamos” (2002), “É só um comentário,  na verdade” (2003), “Descompasso” (2004), “Andante, moderato, prestissimo, vigoroso” (2005) e “Da janela eu vejo:” (2006). Em 2008 esse grupo se expandiu e passou a ser sediado na Sala Crisantempo com o nome 16 mulheres e ½, ainda como um braço da pesquisa do Núcleo. Realizou ainda os experimentos “Na casa de Clara“ (2008) e “Demolições – Perturbações emocionais na cidade“ (2011), em parceria com o Núcleo de Garagem.

Em 2004, o Núcleo Cinematográfico de Dança firmou-se como uma companhia profissional e produziu “Entreaberto” (2004/5), "Anti-séptico de uso geral para curativos" (2004/05), "¿Por qué no hacemos cine?" (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2006/07), “corpo quase palavra, palavra quase silêncio”  (Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific, do Centro Cultural São Paulo,  2009), “EXperimentações Cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma idéia?“ (PROAC, 2009). Em 2010 produziu o projeto “Transborda“ (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2010), criando o  espetáculo “O que resta de quatro“ e realizando diversas intervenções performativas na cidade de São Paulo.   Em 2011 foi convidado pelo SESC para o  evento Polaroide (SESC Santos - 2011).  Também é convidado do pelo SESC (Pinheiros), em 2009,  para inaugurar o projeto “Improviso” - jams de dança e música. Realiza outras duas edições do “Improviso” em 2010 e 2011. Atualmente desenvolve o projeto “Ainda quer que seja” (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2011) e “2 ou 3 coisas que eu sei dele“ (PROAC, 2011).
Continue Reading...

Abrindo o Blog

02 março 2009

Enquanto o Núcleo Cinematográfico de Dança constrói seu site e busca também um espaço físico como sede, iremos utilizar o blog para publicar informações sobre o próprio Núcleo (quem somos, nossos projetos antigos, quem nos apóia, agenda...), bem como o processo de nossas pesquisas atuais.

O Blog será atualizado constantemente e conta com o sistema de "feed" via assinatura, email, e mesmo via iTunes, onde você poderá fazer o download dos arquivos multímidia (áudio e vídeo) direto no programa. (Para mais informações clique aqui). E quando o site estiver pronto, o Blog migrará automaticamente, e você será re-direcionado.

Enquanto a sede não vem, o Núcleo conta com o apoio do curso de dança da Universidade Anhembi Morumbi para a realização dos ensaios. Através do Programa de Residência estabelecemos uma pareceria para o uso dos estúdios de dança.

Acompanhe nossa trajetória. Escolha sua poltrona e seja bem vindo...
Continue Reading...